PE Carlos Botelho
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
246
Espécies com foto:
234
Espécies com som:
84
Total de registros:
1598
Total de fotos:
1458
Total de sons:
140

primeiros registros fotográficos

pato-do-mato Novo!
Maurício Rodrigues
choca-barrada
Jairo Bortolozzo
carcará
Jairo Bortolozzo
maria-cavaleira
Jairo Bortolozzo
gavião-caboclo
André Corá

primeiros registros sonoros

borralhara
Vlademir Barbosa
chirito
Vlademir Barbosa
jaó-do-sul
Rodrigo Santiago O. C.
pixoxó
Laerte Cardim
cigarrinha-do-sul
Laerte Cardim
Áreas de Observação

Parque Estadual Carlos Botelho

O Parque Estadual Carlos Botelho tem por finalidade “assegurar integral proteção à flora, à fauna e às belezas naturais, bem como garantir sua utilização para fins educacionais, recreativos e científicos, caracterizando-se por ser uma Unidade de Conservação de proteção integral”.

Sua área de 37.644,36 hectares espalha-se pelos municípios paulistas de Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Sete Barras e Tapiraí. A sede do parque fica em São Miguel Arcanjo e também há um núcleo em Sete Barras.

“A Sede do Parque está inserida na região do Planalto, na Bacia do Alto Paranapanema, abrangendo os municípios de São Miguel Arcanjo e Capão Bonito. A economia dessa região é voltada para a agricultura e ecoturismo. O Núcleo Sete Barras está inserido na região do Vale do Ribeira, na Bacia do Rio Ribeira de Iguape, abrangendo os municípios de Sete Barras e Tapiraí. A economia dessa região é voltada para a agricultura, em especial para a cultura de banana, sendo que o ecoturismo é uma atividade que começa a se estruturar na região”.

“O Parque é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, constituindo-se num dos mais significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil”.

Esta unidade de conservação faz parte de um continuo ecológico integrado por três parques estaduais (Alto Ribeira, Intervales e Carlos Botelho) e pela Estação Ecológica Xitué, com cerca de 120.000 hectares. Além disso, limita-se com o município de Capão Bonito, onde existe uma Unidade de Conservação Federal denominada Floresta Nacional de Capão Bonito (4.344 hectares).

No entorno do parque há, ainda, “a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque do Zizo e também uma área que está se consolidando como uma reserva particular, chamada Parque da Onça Parda, ambas com atividades voltadas para o turismo sustentável, educação ambiental e outras atividades correlatas”.

Para os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a avifauna do parque, recomenda-se a leitura do texto: “AVALIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS SOBRE A AVIFAUNA DO PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO”

Clique: http://www.iflorestal.sp.gov.br/publicacoes/revista_if/rev18-unicopdf/103-120.pdf

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências